segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Viver com segurança é um luxo

Pois então ...

Faz uns 20 dias que este carro encontra-se abandonado aqui perto de casa. Largado, mal estacionado de frente para o rio e com o vidro do motorista aberto.
Detalhe: o porta malas está cheio de coisas.


Temos um amigo, único por enquanto, o qual denominamos "o nosso melhor amigo". Ele caminha de roupas esportivas com seu grande cachorro firmemente atrelado pela coleira diariamente no mesmo horário que andamos com Bru. Trata-se de um senhor e, como de costume por aqui, não nos cumprimentava. Um dia, resolvemos dar bom dia e dali pra frente nos tornamos amigos, sempre trocando essas breves palavras. Passado algum tempo, falamos rapidamente do tempo enquanto cruzávamos o caminho com os cães o que, para nós, significou um fortalecimento de vínculos. Para nossa surpresa, e por isso tornou-se "nosso melhor amigo", alguns dias atrás parou e conversou sobre este carro.
Disse ele que alguém chamou a polícia, tentaram localizar o proprietário sem sucesso e o carro continua ali, intocado. Passou Natal, Ano Novo, chuva, vento e segue lá, como o deixaram, seja por qual motivo for.
Demos uma olhada no interior do veículo e vimos roupas, sapatos, compras, alimentos e brinquedos infantis.
Ninguém, absolutamente ninguém, mexe no que está lá. Nem nas coisas dentro do carro, nem no carro por fora.
Nosso pensamento: e se fosse no Brasil ? Daríamos algumas horas para roubarem tudo de dentro. Outras poucas horas para levarem o carro inteiro pro desmanche ou tirar pneus e tudo o mais que poderia ser aproveitado pela bandidagem.
E não é assim, infelizmente ?
Como e quando resolverem essa questão do carro avisaremos, mas o assunto é outro. É sobre algo inexistente e impensável no Brasil: segurança.
Lembro de um episódio de chegar carregada das compras em casa e esquecer uma melancia do lado de fora, ao lado do carro, há bastante tempo atrás. Foram bem poucos minutos para me dar conta, voltar e não encontrá-la. Uma melancia !!!
Os caras aqui, se não roubam um carro abandonado vão roubar alguém na rua ? Bater carteiras ? Arrombar um caixa eletrônico, que se encontram na calçada ? Nem passa pela cabeça deles não comprar o ticket pro transporte público ou fazer qualquer tipo de trapaça na máquina caixa self service do supermercado.
Segurança é algo novo e maravilhoso, nunca vivenciado em muitos anos de vida.
As pessoas respeitam as leis, levam a sério os códigos de uma vida em sociedade sem atritos e, acima de tudo, existe uma conduta de confiança entre os indivíduos. Não se mexe no que é do outro.
O agir corretamente é um hábito. É espontâneo. É cultural. Ser honesto é o comportamento esperado. Apenas isso.
Dá orgulho de ver. 
É bonito ser assim.
Dá gosto viver numa cidade assim.


Nenhum comentário:

Postar um comentário