domingo, 29 de janeiro de 2017

Parque Terra Nostra

Considerado o jardim botânico do Vale das Furnas, o parque teve origem por iniciativa de um abastado cônsul americano que construiu uma casa de madeira, um grande tanque de água com ilha no meio e o rodeou de árvores, isso tudo a mais de duzentos anos atrás.
À casa deu o nome de Yankee Hall e por ali passou seus verões.
Anos depois a propriedade foi comprada pelo Visconde da Praia que construiu a atual casa em 1854, ampliou os jardins e o tanque de água termal.
Seu filho Marquês da Praia herdou tudo e seguiu adquirindo terrenos adjacentes e embelezando a casa. 
Contratou arquiteto e executou um ambicioso projeto para o jardim, que incluía canal de água, grutas, avenidas e caminhos ladeados por laranjeiras.

Também ergueu um memorial em homenagem aos pais.

Muita coisa rolou por lá, inclusive a visita do rei D. Carlos I, que pernoitou na Casa do Parque e foi recebido com uma "festa de Monarca para Monarca".
Em 1935 o Hotel Terra Nostra foi inaugurado e alguns anos mais tarde adquiriu e restaurou toda a propriedade que se encontrava em estado de degradação.
Atualmente a área do parque é de 12,5 ha e ostenta uma das maiores coleções de Camélias do mundo, além de muitas outras espécies originárias de vários países.
O tanque de água termal é famoso com temperaturas que variam entre 35 a 40°C e água carregada de minerais.
A entrada é paga e vale cada centavo de cada passo dado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário