Impossível ser indiferente a elas !
São um espetáculo à parte.
Tomam conta da paisagem desde a chegada.
Seis pontes fazem a travessia do Douro entre a cidade do Porto e a Vila Nova de Gaia, na outra margem.
A mais famosa, festejada e emblemática ponte é a Luis I.
Símbolo e cartão postal da cidade, é toda em ferro e faz a travessia de pedestres, carros e elétrico.
De cara achei que fosse obra do Eiffel, pois lembra muito a torre em Paris. Eis que fui pesquisar e descobri um bafo de vaidades entre mestre e discípulo.
Gustave Eiffel, professor e mestre de Seyrig, foi o mentor do projeto, mas no decorrer da parceria houve desentendimentos: Eiffel propunha uma estrutura minimalista enquanto Seyrig defendia uma estrutura imperial. Derrotado na pendenga, Eiffel, que não gostava de partilhar créditos ou dividir autorias, afastou-se.
Contudo, a Ponte férrea Maria Pia, hoje desativada, leva sua assinatura.
A Ponte São João substituiu a Maria Pia e leva esse nome para homenagear o santo popular mais aclamado do Porto.
A primeira ponte que vimos ao chegar foi a Ponte da Arrábida.
Mais próxima do Oceano Atlântico, foi concluída em 1963.
O passeio de barco que fizemos foi bem meia boca. Não chegou nem perto da Ponte do Freixo e também não explicou muita coisa.
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