segunda-feira, 19 de outubro de 2015

DIA 2

Marcelo entrará em Portugal com visto de residente válido por 4 meses e eu como turista, válido por 3 meses. É a regra. Estando lá, vamos no serviço de estrangeiros e fronteiras para regularizar os dois vistos de residentes por 2 anos. Marcelo vai solicitar também a cidadania portuguesa, já que os avós eram portugueses.
A função do visto foi demorada e segue aí um passo a passo: 
Após a confirmação do aceite para mestrado da Universidade de Lisboa, e só de posse da carta de aceitação, é possível encaminhar os documentos no vice consulado de Porto Alegre para solicitar o visto. Vários documentos são encaminhados para Lisboa e o retorno é demorado, no nosso caso, quase trinta dias para resposta de liberação do visto. Na sequência compra-se as passagens aéreas de ida e volta (estudante com até 35 anos tem desconto de 50% nas passagens) e junto com o passaporte vai-se novamente no vice consulado para que coloquem o visto (eles enviam para o consulado de Portugal em São Paulo pelo correio). 
Ufa ! Quando chegamos nessa etapa os correios entraram em greve. ahhh não ?!?!!? Siiiiiimmm ... Adivinha ? Marcelo foi pessoalmente no consulado em São Paulo levar o passaporte e pegar o visto. Resolvido.
Para comprar a passagem da Bru foi assim:
Pela TAP, liga-se para o serviço de atendimento ao consumidor (SAC) e faz a reserva para o animal no voo (é permitido no máximo dois) vinculado ao código das passagens dos passageiros. É necessário informar o peso do animal com a caixa de transporte e suas dimensões. O valor é calculado por esse peso. A única exigência da TAP para a caixa de transporte é que o animal fique em pé e consiga dar uma volta no próprio corpo. Tudo por telefone e bem tranquilo. Até agora estamos satisfeitos com atendimento desta companhia aérea.
Ela está com praticamente 13 quilos e tem pernas compridas. A caixa escolhida e adquirida pela internet (não encontramos em nenhuma loja) pesa 7 quilos e o valor da passagem ficou em 200 euros (a partir dos 30 quilos de peso o valor aumenta). Apelidamos a caixinha de "cadeião".



Marcelo voltou hoje para Porto Alegre pra finalizar a documentação pra a expedição do CZI (Certificado Internacional de Zoonose) já explicado aqui:
http://maonamalapelomundo.blogspot.com.br/2015/10/dia-3.html 
O plano é dar tudo certo; fechar as malas dele que estão lá, alugar um carro no aeroporto e voltar amanhã pra Passo Fundo. Aqui, entregamos o meu carro na loja que irá vendê-lo (se alguém quiser comprar é um ASX Mitsubishi completo 2014 branco, muito lindo e pouco rodado; o carro do Marcelo já está na mesma loja à venda e é um Audi Q3 2014 branco, também completo, muito lindo e um pouco mais rodado), fecho minhas malas (afffff preciso concluir isso hoje), explicamos novamente a mudança pra Bru, que está desconfiada e esquisitíssima, nos despedimos dos parentes queridos e voltamos pra Porto Alegre. Lá, na quarta-feira, nos despedimos dos parentes queridos e deu. 
#partiu !!!
Viva !

Nenhum comentário:

Postar um comentário