sábado, 27 de fevereiro de 2016

Plano Alimentar - Almoço

Dez dias se passaram desde o início da reeducação alimentar. Estamos fazendo tudo certinho, seguindo à risca a alimentação, os treinos, descansos e acreditem, já notamos diferenças. Físicas pequenas, mas a disposição e energia estão melhores.
Acredito que tem muito a ver com o psicológico também. Ter consciência de estar fazendo o certo e o melhor para si é muito bom e gratificante. Sair da zona de conforto sempre causa algum desgaste porém, se persistimos,  o que era desconfortável, chato ou imaginariamente impossível, se torna acessível e prazeroso. 
Como não temos interferência de alimentos processados, gordurosos e lotados de açúcar, nosso paladar vai se modificando e assimilando o bom do simples, natural e disponível na natureza. 
Gente, tá muito bom ! 
Cozinhamos diariamente nosso almoço e o que a nutri passou para mim é o seguinte:
- metade do prato com salada ou legumes;
- uma porção de amido;
- quatro porções de proteína;
- duas porções de gordura.
Para Marcelo, acréscimo de fruta e quantidades maiores de tudo.
Damos prioridade para os peixes e camarões frescos (aqui tem aos montes), batata doce, legumes variados e saladas verdes. Adoro ralar cenoura e nabo.
De tarde são dois lanches. O primeiro:
- uma porção de amido ou fruta + uma porção de proteína.
O segundo:
- uma porção de laticínio + uma ou duas porções de gordura.
Oura hora falo do jantar e da ceia.
                                                                        ............
Já comentei que to curtindo mais o Instagram que o FB ? Pois é. 
Beijo da gorda.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

PT - Personal Trainer e Pequeno-almoço

Um nervosinho tomou conta de mim pouco antes de sair de casa. Como será ? O que faremos ? Será que ele é legal ? Ai que medo !
Chegando no ginásio (academia), Rafael, o professor, de cara me passou um relógio e uma cinta para acompanhar a pulsação e a queima calórica durante a aula. Já gostei !!!
Na bike, explicou o treino que faríamos durante o mês e seus benefícios. Falamos sobre a consulta com a nutri e as estratégias por eles elaboradas para alcançarmos os objetivos. Tudo muito organizado e profissional.
O treino foi de cardio com o uso da bike, remo e transport intercalando quatro séries de cinco abdominais cada. Isso e somente isso. Tudo rápido, intenso e bem puxado. Alongamento no final. Gastei 400 calorias em uma hora. Este mesmo treino repetirei na quarta e sexta-feiras. Treino novo somente nas segundas junto com ele.
O treino do Marcelo é de força usando os grandes grupos musculares, sem aparelhos. Está todo dolorido, muuuuito dolorido, principalmente nas pernas. Dá dó de ver !
A nova alimentação causou um rebuliço no meu organismo. Nos primeiros dias só conseguia pensar em comida. Vontade de comer até os ímãs da geladeira. 
As porções que devo consumir são pequenas, minúsculas em comparação ao passado. Coisa de louco. Senti dor de cabeça, nos olhos, cansaço, brabeza, irritação, mau humor, falta de sono e uma aceleração da mente. Isso tudo nos primeiros cinco dias, fazendo de seis a sete refeições por dia. Agora está melhor.
O pequeno-almoço é o nosso café da manhã, ou desjejum se preferir. Estou liberada para comer: 
- uma porção de laticínio;
- uma porção de amido (carbo) + 3 morangos ou uma porção de outra fruta, sem o amido;
- uma ou duas porções de proteína.
Só isso e somente isso.

Alguns exemplos do que tenho preparado:
Leite magro, tapiovo, queijo fresco e morangos.
Leite magro, ovo cozido, aveia em flocos e morangos.
Leite magro com aveia em flocos e ovo cozido.
Iogurte magro, tapioca, queijo fresco magro e morangos.

 No meio da manhã faço o primeiro lanche do dia:
- uma porção de fruta ou amido ou laticínio;
- uma porção de proteína ou 1/2 dosador de proteína whey (aquele do Marcelo) com água.
Só isso e somente isso.
Oremos !

Marcelo também faz sete refeições diárias mas com alguma diferença na combinação dos alimentos (acréscimos) e em quantidades maiores, beeeem maiores. 
Muita inveja. 
Dá raiva de ver !

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Domingo em Carcavelos

Saímos cedo para a estação do metrô e lá chegando, não estava em funcionamento por algum motivo e não havia previsão de retorno do serviço. Fomos atrás de informações de autocarro (ônibus) que nos levasse até a estação Cais Sodré para pegarmos o comboio (trem) até Carcavelos.
E não é que passa um bem em frente ao nosso prédio ? Linha 728 da Carris. Bem mais rápido que o metrô, talvez por ser domingo. Bru foi no colo olhando pela janela bem de boa.
No comboio tudo tranquilo e na praia uma delícia.

Sol, zero vento, muita gente e cães curtindo.
Levamos nossos lanches balanceados para o meio da manhã e outro para o meio da tarde. Almoçamos no Onda Grande à beira mar respeitando o plano alimentar e voltamos a lagartear ao sol.
Aviso: o molho no centro do prato não pode ! Acrescentamos o couvert com pão e queijo.

No meio da tarde o tempo começou a virar. Nuvens apareceram, alguns pingos de chuva e uma ventania louca nos indicou a hora de voltar.
Comboio até Cais Sodré. Quando embarquei no autocarro com Bru no colo, o motorista disse que ela não poderia viajar daquela maneira, somente com caixa de transporte. Puts ! Mas na ida pôde ! O busão tava lotado e eu que não ia ficar discutindo com um motorista português né. Que saco. Agora não sabemos se pode ou se na ida foi possível pela falta de metrô ou pelo fato do ônibus estar vazio. Vamos nos informar, porque de ônibus é mais rápido, direto, bonito e é o mesmo cartão usado no metrô com o mesmo preço.
Outra coisa: quem tem o cartão carregado passa no sensor e entra direto. Quem tem que pagar, o faz direto com o motorista, que dá o troco e recibo. Prá que cobrador ?

O metrô também estava lotado. Com Bru pesando 12kg fica impossível dar colo por muito tempo. Aprendeu a ficar no chão e quietinha ! 

domingo, 21 de fevereiro de 2016

Reeducação alimentar ! Mudanças !

Eu tive fora uns dias
Numa onda diferente
E provei tantas frutas
Que te deixariam tonta
Eu nem te falei
Da vertigem que se sente ... 
(Paralamas do Sucesso)


Repararam que estivemos fora uns dias ? Não ? ahhh ... não tem problema. Não abala o nosso relacionamento, sabe assim ? Tudo certo.
A questão é que as mudanças continuam. Sempre fui um espírito livre, inquieto, intenso e à procura de novos desafios, novas ideias e novas paisagens, físicas e mentais. Na sua sabedoria, o Universo gentilmente me presenteou com uma alma igualmente viajante, perspicaz e destemida para, juntos, buscarmos o novo.
Tudo acontece exatamente no momento que deve acontecer na vida de cada um e, acredito eu, da forma como mentalizamos e agimos para que nossos objetivos se concretizem.
Mudamos de cidade. País. Cultura. Hábitos. Rotina. Mudamos de vida porque não vivíamos nem onde nem da forma que queríamos.
Por esses dias iniciamos nova mudança. Alimentar. Novamente estamos fazendo escolhas que nos levarão para onde queremos chegar e estar. Serão duas mudanças de idade no período desta viagem e o tempo passando pode deixar os corpos e mentes cansados, sem energia e precocemente envelhecidos se não nutridos e estimulados corretamente.
É importante dizer que desde sempre nos exercitamos e comemos bem (pelo menos achávamos que), mas nossa aparência física, contudo, não está nos agradando. Marcelo magro demais e sem definição muscular. Eu com uma capa de gordura escondendo a definição muscular existente. A saúde parece que vai bem, mas ficará 100% melhor. 
Veremos até onde o meu corpo conseguirá evoluir na troca de massa gorda por magra para eu me tornar uma blogueira fitness trincada da terceira idade (brincadeira né pessoal, não me levem a sério !) e veremos até onde o corpo do Marcelo conseguirá adquirir aquele shape maromba, tanquinho e gato de academia, já que somos dois velhos !!!! hahahahha ... Fizemos inclusive aquelas fotinhos para comparar o antes e depois. Tudo isso deverá acontecer conosco viajando bastante, afinal, viajar é preciso !
Dito isso, tudo explicado e compreendido, talvez os posts daqui pra frente sejam diferentes, ou não, não sei, tudo pode acontecer ... Quero registrar o processo, as descobertas, dificuldades, cardápios, treinos e evolução para, lá na frente, sambar na cara da preguiça e acomodação e mostrar orgulhosamente o antes e depois.
Vai que alguém também se inspire ?

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Parque das Nações - Expo Lisboa

A foto acima é no Parque das Nações, onde moramos, em frente ao shopping. Esse vão livre é demais. Ao fundo a telecabine (teleférico) http://www.telecabinelisboa.pt/ e a ponte Vasco da Gama. Adoramos andar por aqui.

O shopping Vasco da Gama fica entre as duas torres residenciais, na Alameda dos Oceanos.

Muito belo. Abaixo vista da praça das bandeiras e em outros ângulos.
Miryad by Sana Hotel. Luxuoso, moderno e arrojado. Espetáculo de dia e à noite.
Alameda no Passeio de Neptuno
Marina
Oceanário.

E tem muito mais. Esse bairro é show !

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Projeto Verão Europeu 2016 !



Foi dada a largada !

Tivemos uma reunião com o educador físico escolhido para nos orientar nos treinos da academia. Estamos há 4 meses malhando por conta e os resultados não estão a contento.
Eu, como toda mulher, quero perder massa gorda, ou seja, emagrecer um pouco e tonificar o esqueleto. Marcelo está magro demais. Quer ganhar massa muscular, não gordura.
O plano de treino proposto pelo Rafael é integrado com um acompanhamento nutricional. Faremos três aulas semanais, sendo uma com a presença dele e outras duas sozinhos executando a planilha fornecida. Nos demais dias seguimos com os treinos de corrida. Tudo isso iniciará semana que vem, segunda-feira, dia 22 de fevereiro, mais precisamente às 9hr30min da manhã.
Na consulta com a nutricionista Rita, Marcelo teve o primeiro horário e seguiu para a universidade, mas no breve momento em que nos encontramos no bar de espera, deu a entender que precisaria comer muito mais. Inclusive saiu carregando um saco enorme de suplemento proteico, que eu trouxe para casa. Depois saberei mais detalhes da consulta dele.
Quanto à minha ... querem mesmo saber ? Pois eu preferiria esquecer ! Sabe quando tu acha que tá fazendo a coisa certa mas na verdade tá dando um tiro no pé ? Faço tudo errado para o meu objetivo. Frutas demais, combinações de alimentos equivocadas, quantidades exageradas e por aí vai. E olha que não como quase nada de tranqueiras, aquelas que todo mundo sabe que são proibidas. Enfim, saí um pouco depressiva da consulta e com uma tabela chamada 'equivalentes alimentares' e um plano alimentar numa mão e o sacão proteico do Marcelo na outra.
Me dirigi ao supermercado mais próximo e tratei de fazer o primeiro almoço da nova fase, focado na tabela e no plano. Já que estamos investindo, em euros, que seja pra valer.

Fiquei bastante saciada com esse saladão misturadão com atum aí. 
No outro dia foi assim.

Mas assim, a porção do salmão deve ser beeeem menor !
Não tá fácil ! 

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Marcelo no Brasil

Foi uma viagem mega rápida, mas com direito a alguns encontros e visitas especiais. A vontade que temos é rever a todos. Se existe alguma coisa que sentimos falta por aqui nesta temporada prá lá de maravilhosa são os amigos e familiares. Sentimos saudades. Muita.
Marcelo foi recebido carinhosamente para um jantar por essa família a qual refiro ser "minha família em Passo Fundo".

Me sinto filha, irmã e grande amiga.

Participei ativamente da noite por fotos e conversas pelo whatsapp.


Houve momento entrega de presentes e ficamos todos muito felizes.
Adoro vocês !

No outro dia foi a vez de um almoço com esses queridos.


E um alô do professor/padrinho/amigão de todas as horas e todos os tempos !

Marcelo ainda arrumou um tempinho para passar no trabalho e deixar um Bob Esponja pra Mônica, em Porto Alegre !!! hahaha ... história interna deles !

E não é que havia a gravação de um comercial de TV na rua que ele mora ? E ninguém podia entrar ? Momentos de tensão.

Depois de um tempo aguardando, foi liberado. Ufa ! O horário do voo estava próximo.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Dia de São Valentim aqui em casa

Decoração condizente !
Recepção no aeroporto.
Brindes com sangria.

Troca de presentes.
E sobremesa no palito !

domingo, 14 de fevereiro de 2016

Valentine's Day

Em Portugal é festivamente comemorado o dia dos namorados nesta data. Dia de celebrar a união amorosa entre casais e namorados e em outros lugares do mundo também é dia de demonstrar afeição entre amigos.

O bispo Valentim, no século III, contrariou às ordens expressas do imperador Cláudio II e continuou a casar os jovens às escondidas em grutas fora da cidade de Roma. O imperador acreditava que impedindo o casamento conseguiria mais soldados para seus exércitos. Quando soube, prendeu Valentim e condenou-o à morte. Artérias, sua namorada, recebeu uma carta assinada "de seu Valentim" antes dele ser decapitado, em martírio.

Nossa alegre viagem de amor segue pelo mundo.
Muita música para os amantes !
E um brinde à todos que amam !

sábado, 13 de fevereiro de 2016

Partidas e chegadas !

Acabaram-se as férias. Bru voltou para casa feliz da vida. Ganhou presentes, carinho e muita comidinha boa. Na hora quis passear com a guia cor de rosa chok novíssima.
Não pensem que fizemos isso de propósito. Era a única cor que tinha no tamanho do corpinho robusto de Bru.
Andaram enfeitando as árvores na pracinha em frente de casa.
 
Levamos Marcelo e Vi até o aeroporto.
Acompanhamos a devolução do carro locado.
Nos despedimos em frente ao chek-in.
E quietinhas, ficamos a observá-los irem pro Brasil.
#chateada
Me acorda só quando Marcelo voltar.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Óbidos - Cidade Medieval

Vila portuguesa distante 80 Km de Lisboa.
Completamente cercada pelas muralhas preservadas e um grande aqueduto que levava água até lá.  
O castelo do século XIII é a grande atração.

 Legal andar pelas ruas estreitas, admirar o casario típico, igrejas, capelas e lojinhas.