Extraordinário !
O mais lindo e impactante castelo que visitamos até agora.
Vale muito a visita assim como saber um pouco da história desse lugar e da gente que o ocupou.
A fortaleza de Tomar foi fundada em 1160 absorvendo as estruturas de um núcleo populacional islâmico dos séculos IX a XII para abrigar os templários e sediar a Ordem do Templo.
A Ordem do Templo foi fundada em Jerusalém no ano de 1118 e tinha por objetivo inicial defender os peregrinos cristãos que se deslocavam à Terra Santa. Alguns anos depois, após procurarem apoio papal, regras severas e hierárquicas foram estabelecidas e a rápida expansão da Ordem no ocidente aliou a função de exploração da terra, administração das rendas e possessões. Gerindo uma enorme riqueza associada à organização religiosa-militar, o poder dos templários tornou-se impopular na França e culminou com sua extinção pelo Papa indicado pelo rei.
Em Portugal, porém, o rei manteve obediência ao Papa fundando a Ordem de Cristo, que a rigor era uma continuidade da Ordem do Templo.
Transferiu todos os cavaleiros e bens para a nova ordem e os templários garantiram a continuidade de suas atividades do país. A sabedoria guerreira dos templários garantiu o sucesso da guerra contra os mouros e a riqueza da Ordem financiou as viagens de descobrimentos.
Muito tempo mais tarde, nova reforma transformou a Ordem numa estrita clausura, com um papel contemplativo e monástico, originando a construção do convento junto ao mosteiro e à fortaleza medieval.
A política era refinada. Os Templários, primeiros banqueiros do mundo, foram objeto de cobiça pelo rei da França, que encabeçou, cabresteando o Papa da época, um movimento por sua extinção, para tomar suas riquezas. Portugal e Espanha, que sofriam com a invasão dos Mouros, criaram novas ordens, que na prática eram continuidade dos Templários, para se valer do conhecimento e da capacidade guerreira deles no combate aos Mouros, que teve sucesso, com a retomada de Lisboa, por exemplo. As grandes conquistas marítimas desses dois países foram financiadas por dinheiro dos Templários. Quem não lembra da imagem das caravelas de Pedro Álvares Cabral com uma grande cruz nas velas? Era a cruz dos Templários adaptada, representando a sua nova ordem, a Ordem de Cristo. Era o símbolo do patrocinador...tal qual se vê hoje em camisetas de times de futebol e velas de equipes de regatas! Uma visita que esclarece muito a história do mundo. Espanha e Portugal foram grandes descobridores de novas terras por dois fatores, o primeiro o dinheiro dos templários, e o segundo o conhecimento de navegação evoluído que aprenderam com os mouros. Tão grandes que dividiram boa parte das descobertas com o tratado de Tordesilhas...Ótimo post, alertando para um local que deve ser visto em Portugal.
ResponderExcluir