segunda-feira, 2 de maio de 2016

Bacalhau - Receita passo a passo - O primeiro a gente nunca esquece.

Tão achando que tô de gozação ? Bem capaz ! Estou me aperfeiçoando na culinária do vasto mundo marítimo. hahaha 
A nutricionista limou o salmão da dieta. Esse peixe se tornou a treva das trevas por ser de cativeiro, gorduroso, receber ração e antibióticos e corantes e todo o tipo de porcaria que peixes não comem. Dá uma pesquisada no google prá ver que não to inventando nem exagerando. Virou vilão o coitado.
Isto posto, vou diariamente à seção peixaria do Pingo Doce e escolho a vítima do dia. Só peixe fresco. Já fiz dourada, sarda, pargo mulato, robalo, garoupa e finalmente chegou a hora e a vez do bacalhau !
Se pedir para "arranjar" o peixe, a atendente retira as escamas, corta as nadadeiras, limpa por dentro e entrega.
Se pedir para "escalar", o peixe vem limpo e aberto. Elas também deixam o peixe do jeito que o cliente inventar,  é só pedir. Eu peço para tirar a cabeça.
Para a receita que segue, o bacalhau era de tamanho pequeno/médio e quase não coube na assadeira. Para iniciar, gotinhas de azeite de oliva no fundo da forma e uma cama de cebolas.
Temperei com sal, limão, cebola, tomates e fechei.
Deixei descansando enquanto fui na academia. Na volta, uns 35 minutos em forno pré aquecido e um pouquinho de água na forma para não grudar ou queimar.

Tchannnnn !

Acompanhamento de batata doce, cenoura ralada e couve portuguesa refogada com cebola e tico de azeite.

Ficou muito bom !
Observação : Se alguém aí tiver alguma receita ou sugestão de preparo de peixes fácil poderia me enviar, por gentileza ? Tenho preparado e temperado todos iguais ...
Medo de enjoar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário