É o museu mais visitado de Portugal.
Possui acervo único, completo e surpreendente das viaturas de tração animal utilizadas entre o século XVI e XIX pelas cortes europeias até o aparecimento do automóvel.A visita permite a compreensão da evolução técnica e artística dos meios de transporte e também apresenta algumas peças e roupas utilizadas na época.
Este é o coche mais antigo da coleção do Museu. Encontra-se em trabalho de restauração e data de 1619, trazido de Madri pelo rei Filipe II na sua visita à Portugal. Os coches devem seu nome à cidade húngara de Kocs onde foram construídos os primeiros modelos que se expandiram para a Itália e posteriormente adotados por todas as cortes da Europa.
Os trabalhos de entalhe em madeira são extraordinários.
Destaque para os três carros triunfais com exemplo do barroco italiano enviados à Roma para o Papa Clemente XI em 1716.
O Coche da Mesa também é conhecido por "coche da troca das princesas". Foi utilizado em 1729 na fronteira entre Portugal e Espanha para a saída da princesa portuguesa para casar com o futuro rei da Espanha ao mesmo tempo que o país recebeu a infanta espanhola para casar com o futuro rei de Portugal.As seges eram viaturas puxadas por um cavalo, discretas e práticas para o dia a dia. Podiam ser conduzidas pelo próprio passageiro ou pelo boleeiro, que seguia montado num cavalo ao lado da sege segurando as rédeas da mesma. Foram os primeiros carros de aluguel de Lisboa.
Os carros de passeio do século XIX tinham a caixa aberta e linhas simples revestidas de couro negro.
Podiam ser conduzidas pelo próprio passageiro em passeios ao ar livre pelo campo ou cidade.
Os carrinhos de criança eram de pequenas dimensões feitos à semelhança dos carros de adultos.
Podiam ser puxados por poneis ou carneiros nos passeios de príncipes e princesas pelos parques e jardins.
Tem muito mais a ser visto nessa visita ao museu que deve ser feita com calma e tempo.
Amanhã tem a segunda parte.
Aguardem !
Nenhum comentário:
Postar um comentário